Fenômeno cultural vira mania em Blumenau

7 anos ago Helena Castello Branco Comentários desativados em Fenômeno cultural vira mania em Blumenau

Um fenômeno cultural está virando mania na cidade de Blumenau, Santa Catarina: o BookCrossing. O movimento, que começou nos Estados Unidos e conta hoje com 325.147 membros ao redor do mundo, cresce a cada dia no Brasil: o país já conta com mais de 8 mil membros. Centenas de livros são libertados  em diversas cidades brasileiras a cada mês e São Paulo é o Estado mais ativo, que desponta com 3, 5 mil membros.

E a bela e Santa Catarina, cada vez mais participativa, está com 168 membros, sendo 85 em Florianópolis e 27 em Blumenau. O primeiro cadastro de um membro blumenauense data de 19 de junho de 2003. Até o início de 2012, ainda não havia nenhum ponto fixo de BookCrossing  em Santa Catarina, mas Blumenau se colocou como um deles, registrado no site brasileiro do movimento pela coordenação do projeto no Brasil. A Biblioteca Princesa Isabel, da EBM Pastor Faulhaber, tornou-se referência através de seu blog, que agora abriga a estante de livros. A inauguração deste ponto de livros viajantes será no dia 14 de março, quando é celebrado o Dia da Poesia.

Participe do Clube da Leitura, do BookCrossing de Blumenau, doe livros para o projeto e acompanhe as ações diversas que estão acontecendo.

No dia 22 de fevereiro, foram libertados livros na Pç. Dr. Blumenau e em frente à Prefeitura. O Jornal de Santa Catarina registrou tudo e publicaremos aqui em breve a matéria. A coordenadora do BookCrossing em Blumenau, Fátima Baugärtner, distribuiu livros nas praças no horário do almoço e relata que foi maravilhoso ouvir os relatos do público.

O próximo encontro de leitores do BookCrossing será no dia 14 de março, na Pç. Dr. Blumenau. Um dia antes, a TV Furb estará na EBM Pastor Faulhaber entrevistando a coordenadora e os alunos que fazem parte do movimento, que agradecem a todos que estão ajudando no projeto.

Parabéns, Blumenau, pela iniciativa !

5.00 avg. rating (98% score) - 1 vote