BookCrossing e Kliceo distribuem 2 mil livros no Metrô e Bienal do Livro

8 anos ago Helena Castello Branco Comentários desativados em BookCrossing e Kliceo distribuem 2 mil livros no Metrô e Bienal do Livro

Depois de participar de eventos de peso como Festival da Mantiqueira e Festa Literária Internacional de Parati (FLIP), o movimento BookCrossing Brasil vem se firmando no circuito literário brasileiro participando pelo segundo ano consecutivo da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A libertação “em massa” e gratuita de livros ocorre de 12 a 15/08 no estande do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL. Com ajuda do centro de cultura virtual Kliceo, neste ano a ação do BookCrossing será ampliada e ocorrerá também nas estações do Metrô de São Paulo e nos ônibus leva e trás Estação Tietê/Anhembi (dia 14/08, das 8h às 14h).

“Cerca de 2.000 livros registrados no BookCrossing serão libertados na Bienal e nas estações do Metrô, para que as pessoas possam lê-los e, posteriormente, devolvê-los em qualquer espaço público, gerando mais uma oportunidade de levar ao público a filosofia do movimento: Leia, Registre e Liberte.”, comenta Helena Castello Branco, coordenadora de projetos da comunidade literária. Para Claudio Azevêdo, coordenador do Kliceo, “A intenção é dar início a uma grande campanha social que vai informar à população que a leitura e as bibliotecas não precisam necessariamente funcionar dentro de quatro paredes, mas, sobretudo, nos espaços públicos.”.

Além da “libertação” dos livros, as equipes do BookCrossing Brasil e do Kliceo divulgarão o conceito do projeto através de etiquetas e marcadores de livro, para conscientizar o público acerca da importância da leitura.

Transformando o mundo numa biblioteca

O BookCrossing.com é o maior clube literário, gratuito e online, do mundo. A prática de bookcrossing consiste em deixar um livro em um local público para ser pego e lido por outros, que por sua vez repetem esta ação. Antes de ser disponibilizado para outro leitor, cada livro deve ser registrado no site para receber um número de identificação, que deve ser anotado na contracapa. Quem encontra o exemplar, deve também fazer um registro na Internet, com o número anotado, informando assim aos leitores anteriores que o livro está agora em suas mãos.

Além de permitir este rastreamento dos livros pelo mundo, o BookCrossing.com, que surgiu em 2001 nos EUA, facilita e estimula a troca gratuita de livros em sua comunidade virtual, presente em mais de 130 países, com cerca de 820 mil membros e 6 milhões de livros cadastrados. No Brasil, há cerca de seis mil usuários.

Sobre o Kliceo

O Kliceo é um centro de cultura virtual que nasce com o propósito de promover a leitura, incentivando, sobretudo, a compra e venda de livros usados, democratizando a informação e o conhecimento. Mais do que comercializar e movimentar o acervo de livros, o Kliceo surge com uma proposta de facilitar o acesso à cultura através da interação com os leitores/compradores via redes sociais. Para o Kliceo, a internet é o espaço mais propício para compartilhar os livros no mundo inteiro e estimular o seu consumo. (www.kliceo.com.br)

SERVIÇO

Ação de BookCrossing
Quando: de 12 a 15/08 na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (estande do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL – avenida 1 com a rua O) e 14/08, das 8h às 14h, nas estações Vila Madalena, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Alto do Ipiranga, Ana Rosa, Paraíso, Sé, Barra Funda e Tietê do Metrô de São Paulo.

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Parque de Exposições Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo
www.bienaldolivrosp.com.br

Bookcrosser de Portugal
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes