IFCH promove Sarau de Poesias e atividades de BookCrossing

6 anos ago Helena Castello Branco Comentários desativados em IFCH promove Sarau de Poesias e atividades de BookCrossing

14 de março é considerado o Dia Nacional da Poesia em homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), conhecido como “poeta dos escravos”, por lutar grandemente pela abolição da escravidão.

Para comemorar a data, o projeto de BookCrossing da Universidade de Passo Fundo (UPF), com o apoio de acadêmicos e professores do IFCH (dos cursos de Letras, Filosofia, História, Psicologia, Secretariado Executivo), da Revista Letrilhando, além do Diretório Acadêmico do Instituto (DAALL) , realiza o I Sarau de Poesias do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

O objetivo do evento é promover o gosto pelo gênero literário – poesia, além de incentivar os jovens escritores a divulgarem suas produções. De acordo com a comissão organizadora, há muitos acadêmicos “escritores” que mantêm seus textos guardados, então o Sarau é uma oportunidade para compartilharem essas poesias.

As atividades acontecem durante o todo o dia, com leitura e declamação de poesias, apresentação do Bando de Letras, Varal de poesias (poetas e escritores podem levar seus textos e poesias escritas para exporem), Mural da criatividade (redação livre de poesias e mensagens em mural). Quem quiser participar dos momentos de leitura e declamação de poesias devem se inscrever no Diretório Acadêmico do IFCH.

Além dessas atividades, os organizadores receberão livros, revistas e outros materiais de leitura para o BookCrossing, que é a prática de deixar um livro num local público para ser encontrado e lido por outro leitor que, por sua vez, deverá fazer o mesmo. Os livros doados podem ser entregues na secretaria do IFCH ou no DAALL, para que recebam o selo BookCrossing e sejam disponibilizados em estantes no IFCH.

Atualmente, o BookCrossing IFCH conta com 21 acadêmicos – agentes – que são responsáveis pelo planejamento e divulgação de ações que visam chamar a atenção da sociedade para a importância da leitura. Além disso, os “Agentes BookCrossing” desejam sensibilizar o público em geral para que “libertem” livros já lidos – uma das propostas do projeto internacional Bookcrossing.com.

O grupo pretende, ainda neste ano, ampliar suas ações, realizando outros Saraus nos espaços da UPF, incentivar libertação de livros em espaços públicos e ampliar parcerias para divulgar essa prática. Se você tem interesse em conhecer melhor o projeto ou fazer parte do grupo acesse a página no Facebook https://www.facebook.com/BookcrossingUpf

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes