Interior do Paraná ganha Ponto de BookCrossing

7 anos ago Helena Castello Branco 1

A unidade universitária de Guaíra lançou um projeto de incentivo à leitura a Biblioteca Circulante, com o lançamento de um ponto fixo  de BookCrossing (em 01/09) que libertou vários livros.

O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”. Os membros desta comunidade de leitores, que não conhece limites geográficos,  possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal. Com a pratica do BookCrossing a literatura não fica parada da Estante.

A inauguração do ponto fixo de BookCrossing da Unidade Guaíra  contou  com a presença de acadêmicos, professores, autoridades, diretores, vice-reitor – chanceler Carlos Eduardo Garcia, que teve a honra de ser a primeira pessoa a libertar um livro.

A UNIPAR será o primeiro ponto de BookCrossing no interior do Paraná, oferecendo, não só aos alunos, como também à comunidade externa, mais uma oportunidade de acesso às mais variadas obras, explica a professora Sandra Regina de Souza Takahashi, responsável pela implementação deste projeto na Unidade. Os livros podem ser deixados ou retirados no ponto fixo e em todos eles há uma mensagem que explica aos novatos o que deve ser feito: ler e repassar. O cadastro do livro é feito no site oficial do movimento pela professora Luciana Leindecker Palinkas coordenadora do curso de Sistemas de Informação.

A participação é gratuita e sem regras pré-determinadas, no entanto, espera-se que os participantes que retiram os livros, acessem o site e digam que estão com ele, permitindo assim, o rastreamento do exemplar.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes