Livros viajantes chegam a Balneário Camboriú

7 anos ago Helena Castello Branco Comentários desativados em Livros viajantes chegam a Balneário Camboriú

Se você encontrar livros abandonados hoje por Balneário Camboriú, não se assuste. Leve-os para casa. Eles fazem parte do Bookcrossing _ que, traduzido, significa livros viajantes _ uma prática de incentivo à leitura presente em 130 países desde 2001 e que já possui 900 mil membros pelo mundo. A ideia espalha livros em busca de donos por diferentes lugares do mundo. Na cidade, a ação será feita em 10 pontos, com a distribuição de 600 livros arrecadados junto à comunidade local. Em cada obra, um balão de gás será pendurado para chamar a atenção da comunidade.

_ Às 4h30min nós já estaremos reunidos para espalhar os livros pelos pontos. A nossa intenção é finalizar a distribuição às 7h, para que as pessoas encontrem as obras logo ao amanhecer _ conta Camila Uberto, que faz parte da organização do Bookcrossing em Balneário Camboriú.

Cada livro doado para o Bookcrossing ganha uma identificação única. Com esta etiqueta, quem encontrar a obra em locais públicos, se quiser, pode cadastrar no site oficial do projeto. Assim, o antigo dono saberá em qual canto do mundo anda o livro compartilhado. Para alguns autores, a prática do Bookcrossing é até um meio de divulgar suas obras. Estima-se atualmente que nove milhões de livros estejam percorrendo o mundo com o projeto, que teve início nos Estados Unidos há mais de 10 anos.

Em Santa Catarina, o único ponto fixo de Bookcrossing fica em Blumenau, no Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep), mas a ideia é ampliar. Ainda neste mês, as bibliotecas comunitárias da Univali em Balneário Camboriú e Florianópolis também serão pontos oficiais do Bookcrossing. _ Com o ponto fixo, a arrecadação de livros continuará sendo feita. Quem quiser doar bastar deixar na biblioteca, que nós libertaremos o livro para a manutenção do projeto _ explica Camila.

O que fazer quando encontrar um livro

Os livros encontrados podem ser levados para casa e, depois de lidos, devem ser deixados em qualquer local público, para que outra pessoa também possa achá-lo, ampliando assim as redes de relacionamentos por meio dos registros dos leitores no site oficial do bookcrossing.

Onde os livros podem ser encontrados – Univali de Balneário Camboriú – Atlântico Shopping – Praça Almirante Tamandaré – Calçadão da Avenida Central – Avenida Brasil – Avenida Atlântica – Avenida Alvin Bauer – Postos de saúde – Rodoviária – Pontos de ônibus das avenidas do Estado, Terceira, Quarta e Quinta avenidas

Fonte: O Sol Diário

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes