BookCrossing Brasil  

Leia, Registre e Liberte

Uma casa sem livros é como uma sala sem janelas.
Heinrich Mann

Pontos de BookCrossing

PONTOS DE BOOKCROSSING são espaços abertos ao público, como cafés, lojas, restaurantes, hotéis, escolas etc., escolhidos pelos membros do movimento para libertarem livros com a autorização do gerente ou proprietário do estabelecimento. Estes locais possuem uma prateleira ou uma estante especialmente para os livros e encontram-se identificados com cartazes e adesivos do movimento. Podem funcionar também como local de encontro de bookcrossers.

São lulagres seguros para os livros, já que funcionários e pessoas que circulam por ali tem familiaridade com o movimento e os exemplares não correm o risco de se perder ou ficarem guardados.

O primeiro Ponto de BookCrossing no Brasil foi criado em São Paulo em outubro de 2007. De lá para cá surgiram outros espaços no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e interior de São Paulo. Veja um mapa com os Pontos de BookCrossing no Brasil e no mundo.

CRIE UM PONTO DE BOOKCROSSING

Criar um Ponto de BookCrossing é algo bastante simples.

Escolha um estabelecimento que seja movimentado e aberto ao público em geral. Arrecade livros com amigos,  através de doações e em sua própria estante e registre-os no BookCrossing.com. Deixe-os sobre uma mesa ou prateleira neste estabelecimento, de preferência em um lugar de fácil acesso.  Sinalize-o com cartazes, folhetos e etiquetas, indicando que se trata de um ponto de bookcrossing (veja modelo de cartaz no arquivo pdf abaixo).

Depois, entre em contato conosco para cadastrarmos seu Ponto neste site, assim como colaborar em sua divulgação na mídia.

Cartaz_Ponto de_BookCrossing

 

Pontos de BookCrossing no Brasil

Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará – UFPA (Guamá, PA)

Biblioteca da Universidade Anhembi Morumbi – Campus Centro (São Paulo, SP)

Biblioteca da Prefeitura de Americana (São Paulo, SP)

Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo, SP)

Biblioteca Princesa Isabel (Blumenau, SC)

Café Bonobo (Porto Alegre, RS)

Cafe Terrasse (Salvador, BA)

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (São Paulo, SP)

Central das Artes (São Paulo, SP)

CRECI-SP (R. Formosa, 215 – Centro – São Paulo, SP)

Lunático Café e Cultura (Rio de Janeiro, RJ)

Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos (Santos, SP) * NOVO !

Moustache Café (Londrina, PR)

Set Palavras Livros & Filmes (Ouro Preto, MG)

Spazio.13 (Londrina/PR  – e-mail: spazio.13@hotmail.com)

Toque de Alma (São Paulo, SP)

UNIPAR (Guaíra, PR)